quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Faxina anual. Parte 1

Meninas o fim de ano já esta aí batendo a nossa porta, nem dá para acreditar, parece que 2012 começou "ontem". Credo o tempo anda mesmo voando e de Jato viu?!
Então, estou aqui "treinando o desapego" em uma faxina daquelas na casinha. Para mim fim de ano tem que ter essa super faxina, pois como reza o feng shui, essa é a época de preparar o terreno para a chegada do novo ano. Por isso temos que abrir espaço para que o NOVO venha e se instale em nossa casa e em nossa vida.
Mas nada de dar uma de super dona de casa e fazer tudo de uma só vez, nada disso.
Faça um pouco a cada dia, separando as tarefas por cômodos e atacando um problema de cada vez, sem desespero, para não desanimar na metade do caminho, ok?
Pensando nisso resolvi ir deixando aqui algumas dicas para ajudar nessa faxina de fim de ano.
Começando aos poucos.




Jogue fora o desnecessário

Aproveite a faxina anual para doar roupas e objetos que não utiliza mais e jogar fora o que não tem como ser usado mais. Percorra todos os guarda-roupas para organizá-los, limpá-los e separar o que pode ser doado.
Faça o mesmo com as gavetas, os armários e as estantes para eliminar do seu caminho tudo que não tem mais necessidade. Muitas vezes acabamos guardando coisas inúteis e isso só ajuda a acumular entulho desnecessário. Portanto, se desfaça do que não precisa mais.

Limpe os cantos esquecidos

Sabe aquele cantinho atrás da geladeira que às vezes fica esquecido durante as rápidas limpezas regulares? Essa é a hora de cuidar bem desses cantos esquecidos.
Fique de olho e procure por cantos que mereçam a sua atenção na faxina anual, como os espaços atrás de armários e estantes pesadas. Aproveite essa oportunidade para retirar o que está no armário para limpá-lo e organizá-lo e ainda limpar atrás dele já que está vazio.
Elimine também fungos e bactérias de fundos de armários na cozinha e no banheiro e deixe as almofadas, colchões e estofados tomarem sol para se livrar dos fungos, bactérias e ácaros.

Exterior da casa

Não se esqueça do jardim, da varanda e de todas as partes externas da casa. Se você mora em apartamento, não deixe de verificar em que condições de limpeza está sua porta e seu tapete da entrada. Se você mora em uma casa, cuide do jardim e do quintal. Talvez essa seja uma boa hora para plantar flores novas e remover o lodo das calçadas.
Para que você não deixe nada de lado, faça uma lista com tudo que deseja limpar e organizar e assim sua faxina anual será ainda mais eficiente. 
Lembre-se: 
faxina de fim ou de começo de ano não precisa ser extremamente desgastante. Para que a faxina anual seja mais eficiente e menos trabalhosa é importante ter em mentes dois pontos principais: planejamento e organização. 

OBS: fonte da pesquisa
dicasdemulher.com.br
Bjs
Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário